domingo, 19 de junho de 2011

Relatório do uso dos media pelas crianças e jovens Portugueses


Os investigadores Gustavo Cardoso, Rita Espanha e Tiago Lapa do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa realizaram em 2007 um inquérito online a jovens com idade até ao 18 anos, metade frequentadores do ensino secundário e residentes em casa dos seus pais.

O objectivo deste inquérito foi analisar e compreender os comportamentos em termos de uso dos media por parte dos jovens portugueses. Neste sentido, tentou-se perceber os seus hábitos em relação à televisão, aos jogos, à internet e ao telemóvel.
Neste âmbito foi elaborada uma análise das utilizações da internet; dos sites e dos temas pesquisados, da frequência de uso, dos tempos de uso, das consequências do uso tendo-se identificado ainda os padrões de oportunidades e riscos.

Para além disso, o estudo pretendeu analisar a percepção que os jovens têm da utilidade das TIC e da confiança que depositam nas novas tecnologias. O estudo visou ainda comparar a forma como os jovens e os pais lidavam com a evolução das tecnologias e que potenciais conflitos poderiam surgir entre os membros da família (de gerações diferentes).

Algumas das conclusões deste relatório realizado em 2007 deixava antever as transformações que a sociedade juvenil em portugal iria assumir com a propriação das tecnologias e dos media tecnológicos, nomeadamente a nível do uso da internet, da criação dos blogues e do uso dos telemóveis.

Este relatório de 2007 é assim o advento reflectido nos dias de hoje tendo sido possível identificar muitos dos aspectos apresentados neste trabalho de investigação com os inquéritos elaborados aos jovens no âmbito da actividade 4 da unidade curricular, de onde saliento:


Em relação à Internet e às tecnologias em geral: 

"...Entre os adolescentes mais familiarizados com o uso da internet, grande parte afirmam
serem eles que mais sabem sobre internet em casa. "... Tudo isto poderá baralhar as relações tradicionais de poder em casa, fazendo com que a utilização das novas tecnologias por parte dos jovens gere focos de incerteza para os pais na aplicação de regras e de controlo sobre os filhos. Estudos sugerem mesmo o aumento do conflito entre pais e adolescentes em famílias onde o adolescente é considerado o peritona utilização dos novos media e em especial da internet. Adiantam ainda a hipótese de os conflitos serem maiores quando há pressão dos pais para reduzir a autonomia do adolescente, controlando o acesso à internet, e quando mostram reacções negativassobre o uso da mesma."

Em relação aos telemóveis:

"...A habituação ao telemóvel é visível em 57% dos jovens
portugueses inquiridos que concordam ou concordam totalmente com a frase “Sinto-me
muito ansioso/a quando não posso ter o meu telemóvel”."
"...A situação em que uma maior percentagem de jovens declaram ter por hábito desligar o
telemóvel é quando estão nas aulas (40,8%), seguida da situação em que os jovens se
encontram no cinema (39,7%). Apenas uma minoria dos jovens declaram que desligam
o telemóvel quando estão a estudar (18,6%) ou quando estão em família, às refeições, a
ver televisão, etc. (11,4%).
Uma fracção ligeiramente superior de rapazes afirma que desligam o telemóvel quando
estão nas aulas (43,8%), em comparação com 36,9% das raparigas."

Em relação aos blogues:

"...Note-se que entre os inquiridos online mais de metade
já fez um blogue e depreende-se que uma percentagem maior de inquiridos sabe que o é
um blogue e que já visitou blogues."




E-Generaration - Os usos de media pelas crianças e jovens em Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário