domingo, 15 de maio de 2011

Os adolescentes e a Internet

A investigadora Sandra Manuela Palhares no âmbito da sua tese de mestrado em Educação e Multimédia sobre a temática " A Internet e a Educação para a Sexualidade: uma actividade on-line", dedicou o capítulo 2 à análise da importância da Internet no desenvolvimento dos adolescentes.  A relevância deste estudo, ainda que possua dados ultrapassados é a relação dos jovens que tem com a Internet independentemente do período, mostrando como este meio tencológico desde cedo despertou nos mais jovens uma necessidade de uso. Para além disso, independetemente do período os jovens adolecentes mostraram relativamente à Internet os mesmos interesses e objectivos. 

Deste modo, é visivel que este meio tecnológico sempre despertou interesse nos jovens pela facilidade de utilização, sendo atraídos pelas salas de chat e pelos jogos on-line e onde podem experimentar e desempenhar diferentes papéis, assim como, estabelecer relações com pessoas que partilham os mesmos interesses. Para além disso, a possibilidade de uso do mundo virtual num contexto de anonimato possibilita-lhes um maior grau de desinibição.  

Como é referido no estudo citando Wallace (2001) que a  "A Internet é um laboratório da identidade cheio de personagens, audiências e suportes para novas experiências" tornando-se de um dos meios de comunicação e de estabelecimento de relações preferidos pelos adolescentes.

Este estudo faz ainda uma referência ao uso dos telemóveis e à importância que os mesmos desempenham na vida dos adolescentes, tendo a autora apresentado um estudo estatístico de que 92% dos alunos portugueses do 11º ano de escolaridade em 2003 possuia telemóvel.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário