segunda-feira, 27 de junho de 2011

A segurança online

As tecnologias da informação e da comunicação, entre as quais a Internet, vieram modificar a forma de aprender, de trabalhar e de conviver das pessoas. Para os jovens esta forma de vida é uma realidade pois nasceram e cresceram em torno da tecnologia revelando uma facilidade acrescida em termos da utilização e da exploração das tecnologias e dos espaços online sem equacionar a sua segurança. Estes apresentam-se hoje perante as tecnologias como algo que dominam e que reconhecem as regras do uso responsável dos meios online, contudo quando navegam, apresentam posturas de risco colocando em perigo os seus dados e até as suas vidas.

 
É neste sentido que tem surgido várias iniciativas no país e na europa para que os utilizadores mais jovens, os educadores e pais estejam preparados para lidar com estas questões promovendo a consciencialização pública para uma utilização segura da Internet. Entre essas entidades estão a Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP (UMIC), a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet na Escolas (DGIDC/CRIE), a Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN), a Microsoft Portugal e a Safety.

Alguns dos projectos criados por estas entidades e que visam sensibilizar e apoiar pais, educadores, jovens e sociedade para a segurança online:

No ano de 2011 a campanha de sensibilização aos mais jovens para uma utilização segura e responsável das ferramentas disponíveis na Internet e dos telefones móveis tem como tema" "A Internet é mais do que um jogo, é a tua vida!".











      Guia Internet segura

      Sem comentários:

      Enviar um comentário