Reflexão Final sobre a Unidade Curricular



A unidade curricular de Media Digitais e Socialização deu-me a oportunidade de reflectir, debater e de realizar vários trabalhos em contexto de grupo sobre temáticas de grande relevância para a minha actividade profissional. Foram de facto meses de forte interacção com importantes ganhos em termos pessoais e profissionais.

Muitos dos aspectos aqui estudados já tinham sido perceptíveis por mim no decurso do meu trabalho enquanto docente da área da Tecnologias da Informação e da Comunicação, no entanto, estudá-los num contexto de um grupo diversificado em termos de áreas, de vivências e de experiências profissionais representou uma oportunidade única em termos dos resultados obtidos que foram muito além do domínio/perspectivas dos educadores e da educação.

O trabalho na unidade fez um percurso muito relevante, começando-se pela caracterização do perfil dos nativos digitais, passando pela construção da identidade dos adolescentes e terminando na influência dos media na construção da identidade social destes jovens. Considero ter sido muito importante a caracterização dos jovens enquanto nativos digitais e perceber de que modo a educação em geral terá de se adaptar faces às novas formas de aprender. Nesta caracterização foram identificadas alguns aspectos dos emigrantes digitais que me identifico e que me obrigou a reflectir sobre a forma como como os mesmos poderão condincionar ou não o processo de aprendizagem dos meus alunos. No entanto, tal como muitos colegas julgo que isso não vai ser difícil porque as tecnologias também fazem hoje parte da minha vida pessoal e profissional e que vejo com dificuldade passar sem as mesmas.

Ao longo do trabalho não senti grandes dificuldade na concretização dos objectivos propostos, apenas tenho a realçar a actividade 2 que por questões de saúde vi-me impedida de participar no fórum da forma como gostaria, contudo, a sua concretização acabou por ultrapassar as minhas expectativas face às limitações a que me vi sujeita.

Em termos de unidade curricular gostaria de ter desenvolvido as mesmas temáticas mas associados a outras faixas etárias, nomeadamente, porque o país fez recentemente uma importante aposta na aprendizagem ao longo da vida e na qualificação de pessoas através do projecto das novas oportunidades. Gostaria de ter realizado a actividade quatro em grupo e com base num conceito diferente. Cada grupo escolheria uma faixa etária (faixas etárias mais curtas) entre as pré-definidas pelas docentes da UC, e cada elemento do grupo faria individualmente duas entrevistas dentro da referida faixa-etária. A partir das resposta de cada um o grupo apresentaria as conclusões para aquele nicho da adolescência. No final todos os mestrandos deveriam analisar e apresentar no fórum, a forma como os media influenciavam (com base nas amostras estudadas) as várias faixas etárias na construção da identidade social. Este trabalho obrigava a ter uma maior visão da influência dos media ao longo de toda a adolescência e nas suas diversas fases.

Em termos gerais é notório que estamos num período de grande crescimento tecnológico, onde os media fazem parte integrante da vida dos jovens influenciando a construção da sua identidade e que compete aos educadores, pais e sociedade em geral contribuir com novas metodologias de ensino, estando mais abertos ao uso e integração das tecnologias nas várias dimensões da sociedade e apresentando-se como vigilantes do percurso que os mais novos fazem.

Por fim deixo aqui alguns vídeos associados às várias temáticas abordadas ao longo da unidade curricular que são o reflexo da importância dos aspectos analisados.


Especialista fala sobre a influência da tecnologia nos jovens from pauloalx on Vimeo.


Aprender na Rede from JM on Vimeo.



Aprendizagem e Redes Sociais (excerto) from JM on Vimeo.


Retrospectiva Redes Sociais 2010 from Premiere Age on Vimeo.


Maria Lisete Lapa