Segundo o estudo "Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship" de Susannah Stern criar páginas ou blogues por parte dos jovens é uma forma dos mesmos se projectarem socialmente na rede. A forma como controem páginas é entendida por muitos como um desafio. E é desse desafio que muitos deles encontraram uma forma de se darem a conhecer numa sociedade onde apenas a voz dos adultos é aceite como válida. Utilizarem os blogues é uma forma de procura do seu "eu" ainda em construção.
No entanto, segundo alguns estudos encontramo-nos num momento de grandes mudanças tendo a expansão nos últimos anos das redes sociais contribuido para esse facto.
O jornal New Work Times veio lançar recentemente essa discussão. Será que os blogues estão a deixar de ser utilizados? Segundo este jornal os blogues estão a passar para segundo plano pela simplicidade e rapidez das redes sociasi como Facebook, Twitter ou mesmo Friendfeed.
No entanto, a maioria dos especialistas que estudam os media digitais consideram tratar-se apenas de especulação e dão mesmo exemplos: segundo eles a rádio não matou o telégrafo, a televisão não matou a rádio, o computador não matou a TV e assim por diante.
Na verdade existe espaço para todos os meios de comunicação com as potencialidades que cada um poderá apresentar aos seus públicos em termos de comunicação/projecção. São entendidos como complementares e não como substitutos.
Por exemplo, nos blogues o espaço para conteúdo é muito maior e tem a vantagem de que quem acede ao mesmo ser alguém que está disposto a ler o que foi colocado online. Na verdade um blogue quando atinge uma grande audiência e consegue elevados índices de subscrição via RSS, torna-se imbatível enquanto meio de divulgação de conteúdos.
O Twitter é ideal para partilhar ficheiros e fotografias e para mensagens curtíssimas. Mas não permite divulgar textos longos. O mesmo se aplica ao Facebook. Quer o Twitter quer o Facebook são excelentes para quem não é capaz de construir ou manter um blogue com grande audiência.
Desta forma, é visivel que a utilização de cada um é atingir um público muito mais diversificado e que se relacionam de diferentes formas com a informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário