Actividade 4 - Entrevista a jovens sobre a utilização social dos media digitais


Objectivo: Caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e socialização.

Competências: Capacidade de análise e interpretação da perspectiva juvenil acerca da utilização social dos media digitais. O que fazer?

( Actividade Individual)

1º) Análise no Fórum A 4, de um guião de entrevista sobre utilização social dos media digitais. Recolha de contribuições para o desenho da versão final deste documento. Fórum A4 ( 30 de maio a 08 de junho);

2º) Realização de entrevista a 2 jovens (masculino e feminino), com base no guião de entrevista definitivo;

3º) Análise e interpretação da mesma (suportada por excertos) à luz do quadro teórico trabalhado na Actividade 2 e 3. Apresentação dos resultados em power point e envio dos protocolos de respostas obtidos nas entrevistas realizadas. Fórum A4 até 15 de junho;

4º) Discussão conjunta em Fórum das análises realizadas, entre os dias 15 a 19 de Junho.

Entrevistas



Participação nos fóruns

Lisete
Contribuições
por Maria Lapa - Quarta, 1 Junho 2011, 00:45
Boa noite para todos:

Julgo que a actividade será analisar o guião e dar contributos de melhoria. Partindo dessa ideia vou começar por apresentar algumas contribuições de melhoria do desenho do guião de entrevista considerando os tópicos computador e redes sociais. Relativamente ao computador a minha proposta visa saber se o jovem possui computador pessoal e que uso faz quer em termos de frequência quer em termos de actividades no computador.
Relativamente às redes sociais, o objectivo destas propostas é perceber a dimensão do conhecimento e utilização das redes sociais. O tipo de utilização que fazem delas e se não estão inscritos quais os motivos que os levaram a tomar essa decisão. Sendo menores de idade é importante perceber se a utilização que fazem das redes sociais se são do conhecimento dos seus pais (perceber se os filhos envolveram os pais nesta caminhada que os jovens estão a fazer).

Identificação do entrevistado

Idade:

Sexo:

Ano de Escolaridade:

Local onde reside:


Entrevista

(Computador/Internet)

Tens computador? Sim ou não?
Utilizas com frequência o computador? ___________________
Se sim, que uso fazes da utilização do computador?___________________

Costumas aceder à internet? Sim ou não _________________
Se sim o que realizas na rede mundial? ____________


(Redes Sociais)

Conheces alguma rede social? Se sim, qual(ais)? ____________

Encontras-te inscrito em alguma rede social? ___________________

Se a resposta foi afirmativa responde às seguintes questões:
Em qual(ais) a(s) rede(s) social(ais) em que estás inscrito?_________________
O que costumas realizar na(s) rede(s) que estás inscrito? __________________________
Porque decidiste utilizar a referida rede social para realizares essas actividades? _____

Qual a frequência de utilização da(s) referida(s) rede(s) social(ais)? _____________

exemplos: (Várias vezes por dia, uma vez por dia, uma vez por semana, várias vezes por semana)

Sendo tu menor de idade, os teus pais tem conhecimento da tua inscrição, assim como, do uso que fazes da(s) mesma(s)? ___________________________________

Se a resposta for negativa:

Apresenta os motivos te levou a não fazeres uso/estar inscrito nas redes sociais?_______

Bons contributos.

Lisete


Lisete
Re: Contribuições
por Maria Lapa - Quarta, 1 Junho 2011, 22:55
Boa noite professora:

Continuo a analisar outras contribuições. Entretanto já surgiram da parte de alguns colegas sugestões muito interessantes.

Deixo aqui mais algumas. Relativamente aos blogues e páginas concordo com a maioria das propostas da Clara.

Blogues ou sites:
Possuis/participas nas construção de algum blogue ou página pessoal?
Quais os motivos que te levaram a participar neste(s) desenvolvimento(s)? O que representa actualmente para ti o blogue/página pessoal?
Qual a informação disponibilizada neste(a)?
Que público alvo se destina o blogue/página pessoal?
Os teu amigos e familiares tem conhecimento da existência deste blogue/página pessoal?
Telemóvel:
Tens telemóvel? (Se sim, passa às questões seguintes)
Que utilização fazes do telemóvel?
(Caso a resposta anterior seja enviar mensagens)Em média quantas mensagens envias por dia?
Descreve como seria "Um dia sem o telemóvel"?
Segurança:
Preocupas-te com a tua segurança quando navegas na internet? Que medidas preventivas costumas assumir quando navegas nesta?
Para ti quais são os maiores perigos que os jovens correm no uso da Internet?
De entre os perigos apresentados na questão anterior, já te confrontaste com algum? Tens conhecimento de algum teu amigo que tenha sofrido com algum dos perigos por ti apresentados? Se sim, que medidas foram assumidas?
Tens por hábito disponibilizar informação tua na internet? Se sim, que tipo de informação costumas disponibilizar online?
Que opinião tens sobre a disponibilização online de fotografias e outras informações pessoais por parte dos jovens?
Em termos da utilização do telemóvel conheces alguma prática que poderá colocar em causa a tua segurança? Se sim indica essas práticas.

Boas contribuições.
Lisete.


Lisete
Re: Contribuições
por Maria Lapa - Quarta, 1 Junho 2011, 22:58
Olá Marina:
Acho muito pertinente a tua questão: Quanto tempo dedicas à navegação na internet?. Por mim acrescentava esta ao guião.

Lisete

Lisete
Feed-Back do questionário
por Maria Lapa - Segunda, 6 Junho 2011, 22:43
Boa noite colegas e professoras:
Depois de ler cuidadosamente o documento - questionário final - considero que chegámos a uma boa solução, um pouco extenso mas por isso mesmo abrange todas as áreas de estudo dos temas 2 e 3. Deste modo, não pretendo fazer alterações pois o mesmo é uma solução das contribuições dadas.
Um bom trabalho para todos.
Lisete


Lisete
Re: Espaço de reflexões!!!
por Maria Lapa - Segunda, 20 Junho 2011, 13:48
Boa noite colegas e professora:
Depois de analisar todos os trabalhos do grupo e considerando que o objectivo da actividade 4 visava caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal de construção de identidade e socialização considero que comparação entre dois trabalhos (com o meu e com o de outro colega) só faria sentido se partisse de princípios e de uma base próximos do meu trabalho.
Deste modo, seleccionei o trabalho da Natália Sarmento, uma vez que a mesma entrevistou dois alunos do ensino secundário, nomeadamente do 12º ano, via ensino, com 17 anos de idade e residentes no país, ainda que haja uma substancial distância em termos de residência.
Computador/Internet:
Todos os alunos tem acesso e possuem mais do que um computador nas suas casas e passam em média de 1 a 3 horas nele. Apenas a rapariga entrevistada pela colega Natália é controlada em termos de tempo pelos seus pais. Os jovens na sua maioria tem internet à pelo menos 5 anos (excepto 1) e realizam quer na rede, quer no computador utilizações similares. É ainda perceptível que os mesmos utilizam aproximadamente as mesmas tecnologias tendo um referido a não utilização da câmara de vídeo e outro a consola de jogos.
Blog/Página Pessoal
Todos os jovens possuem página/blog não tendo utilizado na sua construção um template e sendo o seu público alvo a família e os amigos, no entanto, é curioso, que as raparigas permitem este acesso a toda a sua família, enquanto os rapazes apenas a alguns membros da família. Em termos de disponibilização de informação é muito próxima, estado civil, idade, família e música e fotografias. No entanto a rapariga entrevistada pela colega Natália é mais contida na disponibilização da informação e solicita autorização para essa disponibilização, talvez pelo controlo dos pais, tal como é referido pela colega Natália. Permitem comentários.
Redes sociais:
Todos os jovens estão inscritos na rede social Facebook. Assumem nesta um perfil real e reconhecem que a rede social é um espaço de convívio/aproximação das pessoas em termos de diálogo. No entanto o grupo entrevistado pela colega Natália revela mais cuidado no tipo de informação pessoal que disponibiliza; inclusive a rapariga afirma mesmo não disponibilizar informação pessoal.
Utilização do telemóvel:
Todos os jovens possuem telemóvel e a sua utilização em termos de tempo é diversa, no entanto, todos acedem à internet através deste equipamento. Todos os jovens adolescentes assumem a sua utilização em sala de aula e o uso que fazem dele é muito similar entre os pares entrevistados mas diferente entre os dois pares, fazendo mais utilização em termos de serviços online o par por mim entrevistado havendo em comum entre todos o acesso ao facebook. Em termos de propriedades do telemóvel a maioria deles utilizam-no para tirar fotos, ouvir música e como despertador.
Em termos de segurança:
É visível que todos os jovens manifestam preocupação com a segurança online, reconhecendo que o maior perigo na rede mundial são os encontros/manutenção de diálogo com estranhos. Apenas um jovem por mim entrevistado apresenta algum comportamento de risco quando navega na internet. Sendo bem visível que as raparigas são mais cautelosas sobre esta questão e a rapariga que é controlada pelos seus pais assume online posturas preventivas contra os perigos na rede mundial.
Tendências:
É notório que a maioria dos jovens não realizam compras online, sendo contudo, frequente jogarem gratuitamente na rede. Entre os que jogam existem divergências uns utilizam o nome próprio outros o nickname.
Em termos de cyberbullying 50% (um rapaz e uma rapariga) dos jovens reconhecem conhecer o termo e outros 50% não reconhecem (um rapaz, uma rapariga). Os rapazes assumem que consideram a informação existente na internet como fidedigna ao contrário das raparigas.
Os jovens rapazes afirmam que desenvolveram as suas competências sozinhos já as raparigas afirmam que a escola desempenhou esse papel, apesar da entrevista por mim referir que também aprendeu sozinha.
A maioria dos jovens, dispensariam o telemóvel se tivessem de optar entre este e o computador; o que revela a importância do computador no seu trabalho (apenas uma inquirida despendia do computador).
Conclusões:
Em suma é um grupo de quatro jovens que claramente assentam no perfil apresentado Marc Prensky em Digital Natives Digital Immigrants identificando-se com as actuais tecnologias, apresentam um perfil de comunicação, de socialização, partilha de informações, de jogar, de criar, alguns na realização de compras, tudo isto online. Para além disso a maioria deles demonstraram que desenvolveram as suas competências sozinhos o que revela naturalidade no uso/exploração das tecnologias.
Estes jovens demonstram necessidade de projecção social através da criação de blog´s ou páginas pessoais, tendo criado e mantendo blogues ou página, havendo um claro investimento na produção. Alguns jovens assumem que o seu público são os seus próximos, havendo alguns que o acesso à família é restrito a alguns familiares. Partilham informação pessoal como idade, cidade onde vivem, música, livros, fotografias, alguns mesmo, a família e permitem comentários. Os jovens demonstram assim, a sua necessidade de projecção social, sendo notório alguma necessidade de receber um feedback sobre o seu espaço. Deste modo, todos eles assentam no perfil apresentado por Susannah Stern onde a mesma autora faz referência a estes aspectos.
É notório que os jovens estão informados sobre as questões de segurança online, apresentando-se os rapazes mais aventureiros, ultrapassando mesmo a barreira das questões de segurança. As raparigas apresentam-se muito mais cautelosas no tipo de informação e na forma como utilizam a internet. A maioria dos jovens deixam transparecer de forma diferente que a internet é um espaço de liberdade (uso da internet, tempo de utilização, disponibilização da informação, diálogo com estranhos) aproveitando o pouco controlo dos pais.
No entanto, considero que a amostra é muito reduzida para se obter conclusões mais correctas, até porque é visível pelos inquéritos, que os jovens nas suas respostas frequentemente entraram em contradição, foi possível verificar isso por exemplo, no tipo de informação disponibilizada online, nos blogues e nas redes sociais; no domínio dos telemóveis onde inicialmente a maioria sentia necessidade deste , mas quando confrontados nas tendências, sobre o que dispensariam eles escolheram o referido equipamento. Um aspecto de grande relevância que traduz esta dificuldade é o exemplo da rapariga por mim entrevistada que referiu dispensar do computador mas apresenta uma maior utilização deste do que do telemóvel.
Um bom trabalho para todos.
Lisete Lapa

Lisete
Re: Feedback sobre o Fórum !!!!
por Maria Lapa - Sábado, 25 Junho 2011, 18:34
Olá de novo:
Sobre a da segurança online concordo com a Clara em alguns pontos.
“Conhecem os princípios da utilização segura da Internet embora por vezes corram riscos, nomeadamente quando publicam elementos pessoais.”

Os jovens ao longo das entrevistas mostraram conhecer as regras de segurança, assim, como aspectos de riscos da navegabilidade online. Segurança online significa o reconhecimento de princípios e regras a assumir durante a utilização da internet, mas também, o reconhecimento dos direitos que o individuo possui sobre a sua presença online.
Ao longo das entrevistas foi visível que os jovens reconheciam regras de segurança online, e isso foi visível nas questões de reconhecimento de perigos e riscos e através da questão “23 – Preocupas-te com a disponibilização da informação pessoal?”A maioria respondeu sim, no entanto, depois assumiam disponibilizar informação sobre a família, sobre a cidade onde residiam, assumiam disponibilizar fotografias, indicavam o nome verdadeiro nos jogos e assumiam a sua presença online mesmo para estranhos.
Houve mesmo jovens que até demosntravam ter regularmente posturas que iam ao encontro das regras de segurança online não disponibilizando o nome, a cidade e fotografias, mas depois apresentavam-se com uma identidade real em jogos ou redes sociais.
Deste modo, muitos dos jovens demosntraram reconhecer o que não deveriam realizar online, mas assumiram, por vezes em contradição, que mantinham um comportamento de fraco compromisso com a segurança online.
Em termos de construção da identidade, concordo com a Clara, faz parte do crescimento de um individuo o assumir dos direitos mas também dos deveres/responsabilidades que tem perante a sociedade. É deste crescimento que o individuo irá manifestar posturas online que se reflectirá na sua presença social, pois só conseguirá estar presente em grupos que mantém as mesmas posturas e linhas de pensamento. Deste modo, a forma de agir online por parte do jovem será o compromisso que o mesmo irá assumir perante a construção da sua identidade.
Um bom trabalho para todos.
Lisete

Lisete
Re: Feedback sobre o Fórum !!!!
por Maria Lapa - Sábado, 25 Junho 2011, 16:53
Boa tarde a todos:

Entre outros aspectos gostaria de começar por analisar uma questão apresentada pela professora Daniela porque para mim em termos das várias entrevistas foi o aspecto que mais me supreendeu.
Analisando então a questão:

“Tendo em conta a enorme importância que os media digitais têm na construção da identidade, qual o nível de confiança que os jovens dão à informação que é fornecida na internet?”


A Internet é um hoje um espaço de alojamento e de difusão rápida da informação, permitindo que os indivíduos tenham um meio quase planetário de informação a circular e de acesso imediato. Contudo perceber, equacionar e questionar a veracidade da mesma deverá fazer parte do crescimento dos indivíduos, assim como, questionar, reflectir sobre as vantagens e sobre as consequências da disponibilização de informação pessoal.

No entanto foi notório a importante percentagem de jovens entrevistados que afirmaram acreditar/confiar na informação divulgada na internet, muitos destes jovens já com uma idade em que o questionamento sobre a fidedignidade da informação que circula na Internet deveria ser uma realidade, nomeadamente, na procura de respostas sobre as origens da informação, sobre os autores da mesma e sobre os locais de alojamento.

Para além disso, muitos jovens revelaram dar grande importância à disponibilização de informação pessoal manifestando necessidade em estarem presentes e mostrarem quem eram os seus amigos e o que eram capazes de realizar/criar na rede mundial.

Em termos da construção da identidade a forma como se assumem perante a informação pelos acessos ou disponibilização poderá em alguns aspectos referenciar os jovens e adultos que serão, sendo visível já pelas respostas que os jovens que assumem o controlo sobre a informação revelam comportamentos já preventivos, mostram-se muito mais exigentes com aquilo que disponibilizam e com a informação que pretendem obter da rede. Isto foi visível em jovens que são controlados pelos pais ou que o público alvo das duas páginas são os amigos offline e família.
Apesar de ser notório as diferenças de comportamento e já formas de actuar na rede a verdade é que somos seres que necessitamos de manter ligações sociais e de comunicação e dessa forma qualquer que seja a estrutura de presença, os jovens de hoje e adultos de amanhã continuarão a estar presentes online, poderá apenas ser de forma diferente, pois ao longo do seu crescimento apresentaram-se de forma diferente e sem que se tenham apercebido, essa forma de actuar, é o reflexo real da construção da sua identidade.

Bom trabalho para todos.

Lisete


Reflexão final da actividade


A actividade quatro teve como objectivo caracterizar a utilização social dos media digitais pelos jovens e sua relação com o processo pessoal da construção de identidade e socialização. Para isso foram realizadas entrevistas a jovens num contexto individual e posteriormente foi apresentado um comentário individual no fórum 4 em formato de conclusão por comparação com outro trabalho. Esta actividade foi, assim, dividida em quatro fases: elaboração de um guião, realização das entrevistas e tratamento dos dados e finalmente a discussão em grupo dos resultados obtidos individualmente.

A elaboração do guião num contexto de colaboração online foi desafiante, pois tratou-se da minha primeira experiência na realização de um trabalho colaborativo a distância com tantos elementos envolvidos. Perspectivei que esta forma de trabalho não viesse a correr bem, contudo a forma como todos se envolveram apresentando sugestões de melhoria sobre o que estava realizado revelou-se bastante produtivo. 


Em termos da realização das entrevistas não foi para mim difícil utilizei uma metodologia de entrevista em formato de papel a dois jovens do sexo oposto, ambos frequentadores do 12º ano e com a mesma idade. Esta actividade apresentou-me respostas muito curiosas, pelas contradições e pelo pouco sentido que faziam nas faixas etárias estudadas; tendo referido isso mesmo no meu trabalho e nas discussões que fui mantendo no grupo.


Em termos de discussão e comparação de trabalhos, analisei cuidadosamente todos os trabalhos tendo decidido escolher o estudo da colega Natália, pelas proximidades com o meu, nomeadamente a nível, da idade, frequência do ano escolar e do tipo de formação.



Em termos gerais considero que a temática exigia um trabalho mais aprofundado,com amostras mais significativas em termos do número de pessoas e realizado por várias faixas etárias. 

No entanto, no conjunto das respostas, ainda que por vezes divergentes e até contraditórias foi notório as seguintes conclusões:


  • Os meios tecnológicos são parte integrante nas vidas dos jovens, assim como, a forma de viver online e isso é perceptível  independentemente da localização geográfica. É possível verificar na forma e no tempo a utilização da rede internet e dos meios tecnológicos, como o computador e telemóvel. Utilizam os meios tecnológicos e a rede internet para comunicar, socializar, partilhar  informações, jogar, criar, alguns realizam compras. Para além disso a maioria deles demonstraram desenvolver as suas competências sozinhos o que revela naturalidade e facilidade na utilização e exploração das tecnologias. 
  •  Foi visível a necessidade de projecção social através da criação de blog´s ou páginas pessoais. Nestas partilham informação pessoal como idade, cidade onde vivem, música, livros, fotografias, alguns mesmo, a família e permitem comentários. Os jovens demonstram assim, a sua necessidade de projecção social, sendo notório alguma necessidade em receber um feedback sobre o seu espaço. Sobre esta questão é relevante a proximidade das conclusões chegadas com os aspectos apresentados por Susannah Stern  sobre a utilização de páginas e blogues.     
  • Existe algum conhecimento sobre a segurança online, no entanto, é bastante reveladora a facilidade e a frequência com que os jovens, nomeadamente os rapazes quebram os limites da segurança, enquanto as raparigas são mais cautelosas. No entanto, e independentemente destes aspectos  os jovens deixam transparecer que a rede internet é um espaço de liberdade sendo isso visível no uso que fazem da Internet, do tipo de informação que disponibilizam, da disponibilidade em estabelecer relações com estranhos, na construção e manutenção de páginas e blogues e na escolha que fazem dos seus públicos.
  • Este trabalho permitiu ainda avaliar o papel dos pais e dos educadores no processo da construção da identidade dos jovens. Os jovens que tem algum controlo dos seus pais reconhecem o seu papel mostrando um conhecimento mais realista sobre a utilização e alojamento da informação. A forma como encaram a utilização da Internet é muito mais responsável sendo estes muito mais prevenidos e preparados para enfrentar os perigos existentes na rede mundial do que aqueles que revelam não ter controlo dos seus pais em termos de uso das tecnologias.