O documento “ Nativos Digitais portugueses: idade, experiência e esferas de utilização das TIC” trata-se de um relatório realizado com base em dados facultados pelo INE pela investigadora Maria João Taborda , sob a coordenação científica de Rita Espanha e Gustavo Cardoso. Este relatório é na verdade uma proposta de discussão para se perceber até que ponto os jovens portugueses são de facto nativos digitais e se existem diferenças de utilização da Internet entre as faixas dos 10 aos 15 e dos 16 aos 74 anos.
O relatório assenta em bases comparativas das práticas dos jovens portugueses com a restante população do país tendo se chegado a estes resultados através de um inquérito extensivo por questionário através de uma entrevista realizada em computador.
Entre os resultados obtidos neste relatório realço os seguintes aspectos para se perceber se os jovens portugueses revelam características de nativo digital:
Este relatório teve como base o estudo do comportamento das faixas etárias já referenciadas no que se refere aos seguintes aspectos:
- Jovens utilizadores de computador
- Frequência de utilização do computador
- Locais de utilização do computador
- Actividades realizadas no computador
- Jovens utilizadores da Internet(por zona, genéro)
- Frequência de utilização da Internet
- Frequência média de utilização da Internet nos primeiros meses do ano
- Locais de utilização da Internet, por tipo de localidade
- Actividades realizadas na Internet
- Actividades realizadas no telemóvel
Deste relatório realizado já em 2008 pode-se verificar alguns aspectos relevantes sobre a questão dos nativos digitais portugueses, mas também algumas tendências da utilização dos meios tecnológicos que se verificam actualmente como uma realidade. É de salientar que nesta altura os acessos a computadores e à internet tratavam-se de investimentos caros havendo muitos jovens que não possuíam computador em casa tendo apenas acesso ao mesmo na escola. Foi com o programa E-escola que alguns dos aspectos que se apresentavam como tendências vieram a concretizar-se como evidências na utilização dos meios digitais portugueses.
Deste relatório destaco alguns aspectos relevantes:
- Na faixa etária dos 10 aos 15 anos o número de utilizadores de computador aproxima-se dos 98,5%
- Quanto à utilização do computador nos primeiros três meses do ano, mais de dois terços dos jovens dos 10 aos 15 anos (67,8%) utiliza com regularidade diária ou quase diária.
- Quanto às actividades realizadas no computador os mais jovens declararam a realização de trabalhos escolares (92,4%), seguindo-se as actividades de entretenimento como jogar (80,1%) e ouvir música/ver filmes.
- Do total de inquiridos entre os 10 e os 15 anos, 95% declararam já ter alguma vez utilizado Internet.
- Quanto à frequência da utilização da Internet os mais jovens declararam 54,5% utilizaram todos os dias ou quase todos os dias.
- Quanto às actividades desenvolvidas na Internet os mais jovens residentes em território nacional apresentaram como principais actividades a procura de informação para fins escolares (97%). Cerca de três quartos da população inquirida utilizavam a Internet para comunicar através de instant messaging (73,5%). Em terceiro lugar no ranking de actividades surge o envio e recepção de e-mails (69,9%), em quarto lugar (57,9% dos utilizadores) está a consulta de sites de interesse pessoal. É apreciável a parcela de jovens que afirma fazer download.
Sem comentários:
Enviar um comentário